sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Traído pelas reticências

Trair ou não trair: eis a grande questão. Palavra! Há pessoas que não conseguem resistir a um belo rabo de saia, como diriam nossos avós, ou a um apinhado de músculos. O homem, na média, trai, mas trai muito e sem se perguntar por que. Mas a mulher não fica muito pra trás — porque se a mulher ficar atrás, a traição carnal não se consumará. Entendeu? Entendeu?!


E ambos os sexos sentem vontade de trair. Mas culturalmente, nós, ocidentais, fomos ensinados que a monogamia é o caminho a se seguir. Afinal é pecado querer a mulher do próximo. Mas e se eu quiser a mulher do que tá mais longe? Será pecado também? Para todos os efeitos, foi Deus quem disse e ponto. Então as culturas que adotaram a poligamia estão erradas? Decerto, não.


A natureza humana ao longo dos séculos foi reprimida. E o homem é um animal. Por conseguinte, seus instintos são mais fortes que seu poder de “se segurar”. Pois é, não me olhe com essa cara de que não é contigo: você não é nenhum santinho! Todo mundo já sentiu desejo, tesão por outra pessoa que não seu par. Perfeitamente normal — e necessário.


Há inclusive estudos que defendem a infidelidade do homem. A psicóloga francesa Maryse Vaillant diz que isso é uma experiência libertadora e essencial para o funcionamento psíquico dos homens e por isso não deixam de amar suas mulheres. Se alguma feminista vir isso...


“Mas, quem ama, não trai”, já disse algum inocente. “O amor pode tudo”, arrota outro. É, poder, pode; só não sei se consegue. E se não me engano ou foi Nietzsche, ou Fernando Pessoa, ou o John Cusack num desses filmes românticos do Inter Cine — ou os três — que disse que a gente não ama nosso parceiro e sim a ideia que se faz dele.


De fato, nós personificamos, criamos o ideal, endeusamos outra pessoa que tem, sim, defeitos (talvez piores que os nossos). Então amamos o que desejamos, o que o nosso amor seria... mas não é. E aí vem a decepção. Por isso muitos casais hoje não duram mais de dois meses — eu sei muito bem o que é isso.


Então filosofe comigo: se você, leitor, trai alguém, está traindo na verdade a si mesmo. Por quê? Como ainda pergunta?! Se você idealiza a outra pessoa, é a ti quem trais. Culpa, ela não tem. Só você, você e você. E não culpe a bebida... Se aguente.


— Eu sou forte. Não adianta me tentar!

— Isso é o que vamos ver — disse Angélica, tateando onde não devia.

— Pare, Angélica! De anjo, você só tem esse nome derivado... e olhe lá!

— Deixe de ser besta, Virgínia não vai nem perceber (se você não contar).

— Não quero, entendeu? Não quero. Sou fiel. E serei até o fim. Amo minha namorada!

— E...

— “E” o quê?!

— E daí? Você pode muito bem amar sua namorada e ter algo mais, digamos, carnal aqui comigo. Seu amor vai continuar o mesmo, talvez maior, pela sua namorada — disse ela, fazendo um esgar de asco.

—Não quero saber! Sou monogâmico assumido. Fazer o quê? E você nem é atraente. Você... não vai me fazer... mudar de ideia... — murmurou Armandinho, boquiaberto, olhando para os seios à mostra de Angélica.

— Que foi? Perdeu o fôlego? — provocou Angélica, esfregando o bico do seio esquerdo no nariz do rapaz, que estava sentado na cama. — Pode pegar se quiser... Tenho que lhe ensinar?!

— Não, pode deixar... É que... Você é... Minha namo... — E começou a acariciar num movimento esquisito meio anti-horário/horário/fora de hora/atrasado. Pela cara de Angélica, dava pra notar que ela estava achando aquilo esquisito. Por fim, ele, hipnotizado, disse: “Você tem cada teta!”.


Ela não aguentou aquele insulto e se retirou sem dizer palavra. Já na porta, quase se esquecendo, levanta o tomara-que-caia vermelho, combinando com a cor de seu cabelo, e declarou: “Por isso que tu é fiel! Não sabe nem trair... Idiota!”. E saiu com um sorriso de desdém que dava até pena do acariciador inexperiente. “O que eu iria fazer?! Disse que não queria trair minha namorada...”, pensou ele, olhando pras mãos.


Alguns homens traem... outros, só um pouquinho.

2 comentários:

  1. Amei este...pura verdade... primo escreve muitoo bemm!!;)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk ...... Na moral mesmo!! Traduzindo em palavras a mais pura verdade!! Parabéns Airan!

    PS. - Bixoo besta da porra esse Armandinhoo .... deve levar uma ponta da porra!! rs

    ResponderExcluir

E aí?